MENU MENU

SEARCH

Crowdsourcing, o poder de juntar a capacidade e o conhecimento do mundo

duas cabeças pensam melhor do que uma.

Esse ditado popular descreve bem o que está por trás do conceito de crowdsourcing. Essa palavra de origem inglesa se traduz em CROWD (Multidão) + SOURCING (Fornecendo/Originando), e a idéia básica é permitir que uma ideia seja discutida, um produto/serviço prestado ou um problema seja resolvido por diversas pessoas simultaneamente.

Ao invés de uma mente pensante e um computador resolvendo um problema matemático, por que não todo o poder de processamento de computadores conectados e todas as mentes de pessoas conectadas? As multidões tem o poder e podem fazer muito mais quando está conectada. O crowdsourcing é um exemplo de como a co criação contribui para criar soluções mais criativas e mais eficientes.

O conceito de crowdsourcing permite explorar o valor gerado pela capacidade criativa e de multiprocessamento de tudo e todos que estão conectados e já foi aplicado para resolver problemas matemáticos, como o cálculo de algarismos decimais de PI utilizando a capacidade ociosa de computadores conectados na rede e também já foi aplicado em práticas de inovação aberta onde um desafio é aberto a todos para que sejam geradas idéias em conjunto e uma solução a, literalmente, milhares de mãos.

Esse conceito mostra o poder que tem a conexão das pessoas e como a internet permitiu algo que antes era impensável ao permitir a criação dessa rede com recursos compartilhados ao redor do mundo.

Foto: marciookabe sob a licença Creative Commons 2.0

Você pode gostar também de:

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 1