MENU MENU

SEARCH

Crowdfunding, financiar uma idéia nunca foi tão simples

Acho que esse conceito é uma das maiores alavancas de inovação e empreendedorismo que existem atualmente. O crowdfunding – CROWD (Multidão) + FUNDING (Financiamento) pode ser traduzido como financiamento coletivo e é basicamente uma maneira de empreendedores conseguirem recursos financeiros para realizarem um projeto.

A idéia é simples, se você tem um projeto, pode ser um filme, um app, uma peça, um negócio, que acredita que seja muito bom, são grandes as chances de que ao redor do mundo mais algumas pessoas também achem a mesma coisa e estejam dispostos a investir uma quantia pra tornar essa ideia realidade. As plataformas de crowdfunding conectam essas pessoas com idéias com pessoas que tem dinheiro e é aí que a mágica acontece, pois quando cada pessoa contribui com um pouco, mas muitas pessoas contribuem, você pode financiar grandes projetos sem ter que recorrer a um banco e pode tornar sua ideia realidade.

Sabe aquela vaquinha que a galera fazia pra comprar um presente mais legal pra alguém? Agora ao invés de contribuir para a compra de um presente você pode contribuir para que um diretor independente produza seu primeiro filme, para que um amigo seu consiga pagar por seus estudos fora da sua cidade ou simplesmente pra ver um gadget muito legal virar realidade.

Novamente o valor de conectar pessoas e facilitar o fluxo de recursos de uma ponta à outra (Peer-to-Peer) ajuda a promover a inovação e permite que cada vez mais negócios sejam criados.

Eu mesmo sou fã desse tipo de financiamento, e por isso todo mês eu vou falar sobre um projeto que eu apoiei ou estou apoiando em uma plataforma de crowdfunding como Kickstarter ou o Catarse.

Foto: LendingMemo sob a licença Creative Commons 2.0

Você pode gostar também de:

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0