MENU MENU

SEARCH

Como a internet influenciou o empreendedorismo

A internet teve um papel crucial no empreendedorismo moderno, ela permite que cada vez mais pessoas se aventurem em projetos pessoais e que cada vez mais pequenos negócios nasçam e cresçam. e o papel da internet é crucial em 3 fatores de sucesso para todos os tipos de negócio.

Os 3 principais pontos de influência são:

  1. O acesso a informação
  2. O acesso a recursos
  3. O acesso a audiências


Um dos grandes desafios de empreender é a falta de conhecimento sobre gestão de negócios ou mesmo de como abrir uma empresa. Antes era necessário o acesso a especialistas, consultores, escolas e universidades.

Com a chegada da internet horas e mais horas de videos, textos, podcasts e outros recursos estão a disposição para todo empreendedor que queira se aprofundar em assuntos diversos ou ao menos se sentir mais seguro antes de iniciar seu projeto.

2. O acesso a recursos

Quantos negócios não nasceram porque acabaram morrendo no papel ou nos sonhos de um possível empreendedor? Eu sei que eu mesmo já passei por isso, e uma das razões foi que eu não tinha acesso aos recursos para lançar meu projeto. Me faltava dinheiro, programadores, sistemas e outras coisas.

Antes era necessário reunir todos os recursos, pagar por eles e manter eles mesmo estando ociosos.

Hoje em dia eu posso financiar meu projeto com o crowdfunding, conseguir programadores através de um crowdsourcing ou de ferramentas Peer-to-Peer e até mesmo contratar sistemas como serviços pagando apenas pelo que eu utilizar.

O acesso a recursos evoluiu tanto que hoje podemos baixar e imprimir ferramentas e moldes em 3D em casa, acessar especialistas do outro lado do mundo (a um custo muito mais acessível) e até mesmo conseguir um espaço de coworking para iniciar um negócio com o pé direito.

3. O acesso a audiências

Antigamente o ponto do seu negócio era um fator determinante para o sucesso, não que hoje ele não seja, mas também é possível acessar milhões de pessoas que não estão dentro das suas redondezas, inclusive elas podem estar do outro lado do mundo comprando seu produto em um site.

Fora que promover seu negocio exigia o contato de uma agência, de um veiculo de mídia e de custos exorbitantes de produção. Hoje, toda pessoa é seu próprio veículo de mídia e pode atingir milhões de pessoas com um click, seja através de conteúdo promovido em redes sociais ou anúncios pagos em sistemas de busca.

A internet é o que dá a todas as pessoas acesso a esses recursos e a empreender com mais facilidade. Não se iluda, empreender nunca é tão simples, mas ter acesso a tudo isso realmente pode te ajudar a ter sucesso.

Foto: Skley sob a licença Creative Commons 2.0

Você pode gostar também de:

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0